Qual é a melhor solução?
Embora as marcas e seus modelos de luxo Audi RS E-TRON GT e Mercedes EQS sigam soluções completamente diferentes, elas são semelhantes, pelo menos no papel.
Com o Mercedes EQS 53 AMG, a Mercedes queria construir um equivalente elétrico do Classe S.
O novo Audi RS e-tron GT marca o terceiro veículo totalmente elétrico fabricado pela Audi. O RS e-tron GT compartilha uma plataforma com o Porsche Taycan, embora a Audi tenha posicionado o RS e-tron GT como um sedã esportivo.
Plataforma compartilhada com Porsche Taycan vs plataforma elétrica dedicada EVA Mercedes
Os dois modelos são muito diferentes. Na verdade, o modelo Audi RS e-tron GT é superior ao Audi e-tron GT Quattro devido ao seu equipamento standard otimizado. Além dos elementos visuais, as características técnicas são o que faz a diferença crucial.
Em vez disso, o Mercedes EQS usa plataforma e carroceria originais projetadas especificamente para propulsão elétrica (plataforma EVA, usada também para o EQE, EQS SUV e o futuro EQE SUV). Isto significa, em particular, um baixo coeficiente aerodinâmico que permitiram um espaço interior muito generoso.
Autonomia com o EQS a frente
Consumo de energia semelhante significa autonomia comparável.
O Audi RS e-tron GT tem uma autonomia WLTP de 472 km. Já o Mercedes EQS 53 4Matic pode percorrer entre 526 à 580km.
A bateria do BMW i7 tem 93,4 kWh e, o EQS 53 com 107,8kWh, levando uma maior vantagem.
O Audi RS e-tron GT carrega com 270 kW nas estações DC e o Mercedes EQS com 200 kW.
Qual o mais rápido?
O Mercedes EQS 53 AMG tem uma leve vantagem de potência sobre o Audi RS e-tron GT que desenvolve uma potência de 646 HP em comparação com 658 HP. O Audi atinge uma velocidade máxima de 250 km/h em comparação com 220 km/h para a Mercedes.
Mas o torque mais alto da Mercedes de 950 Nm comparado aos 830 Nm do Audi.
Para quem ainda não achou o motor potente o suficiente, a Mercedes com a sua divisão de desempenho disponibiliza um outro pacote para os clientes que buscam adrenalina. Chamado de AMG Dynamic Plus, que eleva a potência a potência aos 761 cv, o torque atinge a casa dos 104 kgfm e 0-100km/h em 3.4s.
Ambos os modelos utilizam motores com características muito similares. Esses motores operam com baixo consumo de energia quando sua potência total não é exigida.
Baterias grandes também significam grande peso.
O Mercedes EQS é ainda mais longo que a versão do Classe S. Com 5,22 metros, o Mercedes EQS é ligeiramente maior que o Audi RS e-tron GT, que mede 4,98 metros. E o Audi RS e-tron GT é ainda mais pesado pesando 2.860 kg em comparação com 2.605 kg no EQS 53 AMG 4Matic.
Porta-Malas, com grande vantagem para o EQS
O Mercedes tem um porta-malas maior, 610 litros em comparação com os 366 litros do Audi RS e-tron GT, e melhor acesso graças à sua linda porta traseira. No Mercedes, o volume do porta-malas pode ser estendido para 1.770 litros, enquanto no Audi RS e-tron GT o encosto traseiro não pode ser rebatido.
————————–
Fica evidente que o Mercedes EQS 53 AMG leva algumas vantagens comparado ao Audi RS e-tron GT. Mas sem dúvida, são duas máquinas que ficarão na história e na memória dos afortunados que irão pilotar!
Venha visitar nossas concessionárias AGO Mercedes-Benz e claro, você estará mais que convidado a conhecer essa máquina.
O Mercedes EQS 53 AMG já está disponível para compra via encomenda. E uma dica, caro leitor, serão pouquíssimas unidades.