Seg, Nov 4, 2024

Qual é a melhor solução?

Embora as marcas e seus modelos de luxo Audi RS E-TRON GT e Mercedes EQS sigam soluções completamente diferentes, elas são semelhantes, pelo menos no papel.

Com o Mercedes EQS 53 AMG, a Mercedes queria construir um equivalente elétrico do Classe S.

O novo Audi RS e-tron GT marca o terceiro veículo totalmente elétrico fabricado pela Audi. O RS e-tron GT compartilha uma plataforma com o Porsche Taycan, embora a Audi tenha posicionado o RS e-tron GT como um sedã esportivo.

Plataforma compartilhada com Porsche Taycan  vs plataforma elétrica dedicada EVA Mercedes

Os dois modelos são muito diferentes. Na verdade, o modelo Audi RS e-tron GT é  superior ao Audi e-tron GT Quattro devido ao seu equipamento standard otimizado. Além dos elementos visuais, as características técnicas são o que faz a diferença crucial.

Em vez disso, o Mercedes EQS usa plataforma e carroceria originais projetadas especificamente para propulsão elétrica (plataforma EVA, usada também para o EQE, EQS SUV e o futuro EQE SUV). Isto significa, em particular, um baixo coeficiente aerodinâmico que permitiram um espaço interior muito generoso.

Autonomia com o EQS a frente

Consumo de energia semelhante significa autonomia comparável. 

O Audi RS e-tron GT  tem uma autonomia WLTP de 472 km. Já o Mercedes EQS 53 4Matic pode percorrer entre 526 à 580km. 

A bateria do BMW i7 tem 93,4 kWh e, o EQS 53 com 107,8kWh, levando uma maior vantagem.

O Audi RS e-tron GT carrega com 270 kW nas estações DC e o Mercedes EQS com 200 kW. 

Qual o mais rápido?

O Mercedes EQS 53 AMG tem uma leve vantagem de potência sobre o Audi RS e-tron GT que desenvolve uma potência de 646 HP em comparação com 658 HP. O Audi atinge uma velocidade máxima de 250 km/h em comparação com 220 km/h para a Mercedes. 

Mas o torque mais alto da Mercedes de 950 Nm comparado aos 830 Nm do Audi.

Para quem ainda não achou o motor potente o suficiente, a Mercedes com a sua divisão de desempenho disponibiliza um outro pacote para os clientes que buscam adrenalina. Chamado de AMG Dynamic Plus, que eleva a potência a potência aos 761 cv, o torque atinge a casa dos 104 kgfm e 0-100km/h em 3.4s.

Ambos os modelos utilizam motores com características muito similares. Esses motores operam com baixo consumo de energia quando sua potência total não é exigida. 

Baterias grandes também significam grande peso. 

O Mercedes EQS é ainda mais longo que a versão do Classe S. Com 5,22 metros, o Mercedes EQS é ligeiramente maior que o Audi RS e-tron GT, que mede 4,98 metros. E o Audi RS e-tron GT é ainda mais pesado pesando 2.860 kg em comparação com 2.605 kg no EQS 53 AMG 4Matic.

Porta-Malas, com grande vantagem para o EQS 

O Mercedes tem um porta-malas maior, 610 litros em comparação com os 366 litros do Audi RS e-tron GT, e melhor acesso graças à sua linda porta traseira. No Mercedes, o volume do porta-malas pode ser estendido para 1.770 litros, enquanto no Audi RS e-tron GT o encosto traseiro não pode ser rebatido.

————————–

Fica evidente que o Mercedes EQS 53 AMG leva algumas vantagens comparado ao Audi RS e-tron GT. Mas sem dúvida, são duas máquinas que ficarão na história e na memória dos afortunados que irão pilotar!

Venha visitar nossas concessionárias AGO Mercedes-Benz e claro, você estará mais que convidado a conhecer essa máquina.

O Mercedes EQS 53 AMG já está disponível para compra via encomenda. E uma dica, caro leitor, serão pouquíssimas unidades.

Banner Content

0 Comments

Leave a Comment